Em 2011 tive a oportunidade de visitar a India com minha amiga Ana Leticia. Nós viajamos pra diversas cidades e vivemos vários momentos incríveis, mas acho que eu e a Ana concordamos que uma das coisas mais especiais que tivemos a oportunidade de fazer foi uma aula de gastronomia indiana em Udaipur.
Que nós aprenderíamos a fazer várias comidas gostosas nessa aula a gente já sabia, o que a gente não esperava é a lição cultural, de força e coragem que nós também receberíamos da nossa anfitriã, Shashi.
Que nós aprenderíamos a fazer várias comidas gostosas nessa aula a gente já sabia, o que a gente não esperava é a lição cultural, de força e coragem que nós também receberíamos da nossa anfitriã, Shashi.
Fomos recebidas com entusiasmo por ela em sua casa, um lugar simples de dois cômodos, uma sala/quarto e uma cozinha. A única fonte de água corrente era uma pia no quintal. Assim que sentamos ela já colocou um bindi na nossa testa (ou terceiro olho) e começou a nos contar a história de vida dela e como ela tinha começado a dar aulas de culinária.
Quando ela era ainda bem jovem, foi casada pela família com um completo estranho, um homem que nem falava a mesma língua dela. Eles tiveram dois filhos, e quando o mais velho tinha 9 anos ela ficou viúva e foi forçada a seguir os costumes da cultura do marido que inclui um ano inteiro de luto, onde ela não pode sair de casa ou trabalhar e nunca mais poder casar-se novamente.
A família e amigos do marido nunca a deixavam sozinha em casa para ter certeza de que ela estava cumprindo com as obrigações de viúva, porém não davam nenhum tipo de auxílio financeiro. Desesperada, ela começou a lavar roupas para turistas de uma pousada vizinha escondido, e assim ela passou os dias trancada dentro de casa e as noites na beira do rio lavando roupa.
Acabado o período de luto, ela continuou a lavar roupa, até que um dia o dono da pousada veio à casa dela enquanto ela cozinhava o jantar e acabou ficando pra comer. Ele adorou a comida e sugeriu que ela começasse a ensinar a culinária indiana aos turistas pois muitos hóspedes da pousada pediam por esse serviço, além disso ela ganharia mais dinheiro que lavando roupa. A primeira resposta da Shashi foi não, afinal ela não falava o inglês e seria impossível se comunicar, porém o filho dela a lembrou que quando ela se casou ela também não falava a língua do marido, mas que depois aprendeu. Então ela decidiu tentar.
Os primeiros alunos foram um casal de australianos. Ela fez mímica a aula inteira, e escreveu em hindi num papel todas as instruções mesmo sabendo que os alunos também não entenderiam nada. Quando eles foram embora ela tinha certeza do fiasco e decidiu que dar aula de culinária sem saber o inglês não tinha futuro.
Mas no dia seguinte o casal voltou, eles tinham traduzido as instruções para o inglês e gravado tudo em um CD, assim toda vez que ela tivesse uma aula era só imprimir a apostila já prontinha.
Hoje ela não só fala o inglês bem como também tem a apostila traduzida para o francês, alemão e português. Um estudante de Portugal fez um blog pra Shashi que é até hoje o único portal que ela tem na internet.
INGREDIENTES:
- 2 colheres de sopa de óleo
- Uma cebola grande
- Uma pitada de cominho
- 4 dentes de alho
- Uma colher de chá de coentro
- Meia colher de chá de pimenta vermelha em pó
- Meia colher de chá de sal
- Uma pitada de açafrão (o amarelo)
- Dois tomates picados
- Um ou mais legumes à sua escolha. As combinações mais comuns são: couve flor com batatas, ervilhas com batatas, beringela e tomate, batatas com tomates).
MODO DE PREPARO:
Corte a cebola ao meio. Pique metade em cubinhos e a outra metade coloque num processador com o gengibre, alho e uma pitada de sal até ficar homogêneo (a Shashi faz essa parte com um pilão!).
Ana e Shashi |
Em seguida adicione a mistura do processador à panela. Quando a cebola começar a dourar, adicione o coentro, pimenta, açafrão, o sal e meio copo de água. Misture bem e adicione os legumes a sua escolha (menos os tomates). Quando a água evaporar adicione os tomates, cubra a panela e deixe cozinhar por três minutos. Experimente os vegetais para ver se já se estão cozidos, caso contrário continue adicionando água aos poucos até o cozimento completo.
Sirva com arroz branco.
Resultado final - curry de kohlrabi com batata e arroz branco. Também aproveitei as folhas do kohlrabi para fazer um acompanhamento.
Bon Appetit!
Bon Appetit!