Sunday, May 5, 2013

Sobre o Medo

O medo é uma coisa interessante, uma força maior que sua vontade, que te paralisa, proíbe e te aprisiona. Apesar de ser um assunto importante, é pouco discutido, afinal quem é que gosta de admitir que é medroso?

Porém nós todos temos nossos medos, uns mais que outros. Eu mesma tenho uma listinha boa, mas cheguei num ponto que resolvi enfrentar alguns deles, de uma forma ou de outra, depois de começarem a interferir na minha vida como, por exemplo, meu medo de alturas, que não é o medo de olhar pela janela de um prédio alto ou admirar a paisagem de um mirante, mas o medo é de “alturas baixas”, como subir em cima de mesa, escada, muro, árvore. Outro dia eu estava fazendo um editorial e a fotógrafa se posicionou ao pé de uma escadaria e queria que eu viesse descendo para a foto, simples assim. Eu estava tão nervosa que minhas mãos começam a suar e chegou uma hora que eu tive que confessar pra ela que eu estava morrendo de medo de cair. Acho que o fato de eu estar usando um salto de 20cm também não ajudou muito.

Enfim, não foi um dia fácil e quando eu cheguei em casa exausta pelo estresse, contei esse episódio pro Curtis e nós chegamos à conclusão de que meu problema é que eu não confio no meu corpo e nos meus reflexos. Eu penso que se eu for cair com certeza eu não vou conseguir me segurar, ou cair “certo”, e vou acabar me esborrachando de cara no chão. 

Pra tentar contornar esse problema, ele vai me passar uns exercícios footwork pra aumentar minha agilidade e percepção e quem sabe assim eu vou me sentir mais confiante. 

Eu gostaria muito que esse fosse meu único medo, mas infelizmente não é bem assim. Outro medo que algumas vezes também me faz passar vexame é o medo de água. Apesar de eu sempre ter pulado em piscina, mar e rio, eu nunca soube nadar bem, e a água sempre foi pra mim mais um obstáculo que qualquer outra coisa.

Acho que combinando o medo de água com o de altura eu criei medo de passar em cima de ponte, o que acabei de aprender se chama Gephyrophobia, e acho que o fato de eu morar em uma ilha também não ajuda. Por mais que existam várias pontes e túneis conectando Manhattam à terra firme, eu fico pensando “E se a vaca for pro brejo, e um dia desses eu não tiver outra opção a não ser a de atravessar o rio a nado pra sobreviver, e ainda por cima ter que levar minha cachorra nas costas?” O Curtis riu quando eu disse isso pra ele, e realmente essa é uma ideia absurda, mas o medo só é medo por ser irracional. Solução pro meu problema: estou aprendendo a nadar. Apesar de eu já ter quase domidado o crawl e bruços, o que me falta ainda é resistência pra nadar longas distâncias, mas tenho treinado regularmente e o Curtis também não me deixa relaxar. Minha esperança é que um dia a água se torne pra mim um ambiente tão confortável quanto a areia da praia.







No comments:

Post a Comment