Wednesday, April 3, 2013

Orthorexia


Um tempo atrás eu estava lendo um artigo sobre transtorno alimentar e me deparei com o termo Orthorexia. Fiquei espantada ao perceber que eu me identificava de certa forma com essa categoria de disfunção alimentar, porém não o suficiente para me considerar doente.
Com 1,77cm e 50kg, muita gente me pergunta como eu faço pra manter o peso, qual é minha dieta secreta? E eu sempre respondo que não tem segredo algum, é só uma questão de comer certo.
Mas o “comer certo” tem muitas facetas, e o que pra uns é a comida mais saudável do mundo, pra outros pode ser o pior veneno.
A Orthorexia é a fixação por alimentação saudável, o termo foi criado pelo médico Steven Bratman, que escreveu o livro Heath Food Junkie (Viciados em Comida Saudavel). Eu achei o assunto interessante e numa pesquisa no google acabei encontrando esse artigo de 1997, escrito pelo Dr. Bratman explicando como foi que ele chegou à conclusão de que o vício pela alimentação saudável é um transtorno alimentar tão sério como a anorexia, bulimia e outros.
Há mais ou menos 5 anos eu me “converti” ao vegetarianismo, na busca por uma dieta mais saudável, para o horror de minha família que como bons brasileiros não passam uma refeição sequer sem comer carne de algum tipo. Aos poucos a idéia de uma alimentação saudável foi crescendo, crescendo e não parou mais. Hoje eu não me considero mais vegetariana, nem vegan, nem macrobiótica, nem flexitariana, nem pescetariana, nem NADA! Eu simplesmente me eduquei sobre o assunto e aderi certos aspectos dentro de dietas diferentes, e continuo me educando. Ao invés de dizer que sou vegetariana, eu prefiro simplesmente dizer que não como carne, afinal quem tem rótulo é embalagem.
O que pra muitos pode parecer sacrifício, pra mim faz parte do dia-a-dia, onde o sacríficio está em comer comida “ruim” ou seja, tudo o que é oleoso, frito, não-organico, industrializado, artificial, de difícil digestão, de baixo valor nutricional ou que seja preparado usando um método que diminui o valor nutricional, que precisa ser transportado grandes distâncias até chegar ao meu supermercado local, que vêm de produtores que não usam mão de obra remunerada justamente, que pratiquem qualquer tipo de crueldade animal ou que façam uso de práticas que agridam o meio ambiente, etc.
Pra seguir uma dieta assim regrada, eu preciso sim pensar, e muito, não só sobre os produtos que consumo, mas também sobre sua procedência. E pra isso é preciso tempo, dedicação e estudo. É uma busca pela perfeição que não acaba nunca, mas pra mim cada segundo e cada centavo a mais que gasto para conseguir atingir esse objetivo valem a pena, pois minha preocupação e amor com o mundo ao meu redor e comigo mesma, são mais importantes que a simplificação da minha dieta, Orthorexa ou não.

Se você quiser ler mais sobre a Orthorexia, visite o site www.orthorexia.com

4 comments:

  1. Olha, confesso que nao conhecia esse termo orthorexia e tb confesso que achei interessante...sou uma pessoa que acima de tudo aprecia uma boa alimentacao, mas nunca tinha pensado nesses varios itens que deveriam ser observados ao escolher um alimento e so prepara-lo...mas nunca eh tarde para pensar no assunto e para se organizar.
    Bjs Julia!

    ReplyDelete
  2. Ju, esse seu post me fez refletir bastante. Minha alimentação anda muito ruim. Bjs

    ReplyDelete
  3. Parabéns Juu, muito bem escrito!! beijoss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi pampla, obrigada querida. Estou meio doente esses dias por isso não postei nada de novo mas hoje ou amanhã já devo estar de volta. Beijos

      Delete